O romance entre Microsoft e Nokia continua sua jornada e já está de olho no futuro do relacionamento. Tanto é que, segundo os últimos rumores sobre o idílio, o Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 610 estariam testando a próxima versão do sistema Windows Phone 8.
Essas informações vêm de duas fontes diferentes. Por um lado, o site especializado WPCentral se refere a informações da China, onde estariam examinando o funcionamento da Apollo "" esse é o nome da atualização que surgiria no último trimestre do ano "" em um Nokia Lumia 800.
Por outro lado, um suposto funcionário da Microsoft que participa do Twitter com o apelido @MS_Nerd teria confirmado que o Nokia Lumia 800 não é o único telefone da família Windows Phone da empresa finlandesa que funcionaria como uma plataforma de teste do Windows Phone 8: o Nokia Lumia 610 seria mais um celular da empresa envolvida no teste.
Este infiltrado teria reconhecido que a versão com a qual o sistema operacional está funcionando ainda não opera com toda a eficiência que gostaria, embora pareça que é algo que entra nos planos iniciais dos meninos de Redmond, dado o momento em que está o desenvolvimento da plataforma.
O fato de esses dois telefones serem, pelo menos, dois dos terminais que servem para o Windows Phone 8 Apollo dar seus primeiros passos nos laboratórios da Microsoft, serve para tirar várias conclusões. Para começar, poderia ser considerada a ideia de que os terminais que atualmente funcionam com o Windows Phone 7.5 Mango possam receber sua ração de atualização, algo que corrigisse os últimos rumores que apostam na estagnação dos dispositivos atuais que podem ser obtidos no mercado com a plataforma Microsoft.
Além disso, sabendo que o Nokia Lumia 610 é um dos terminais equipados com Windows Phone com o perfil técnico mais leve do mercado "" pensado para que seu preço seja muito acessível e atraente para o seu público-alvo "", pode-se dizer que a Microsoft continuaria a afirmar-se na ideia de que o software que instala nos terminais dos seus parceiros de fabrico deve ser o mais eficiente possível. Em outras palavras, aqueles em Redmond poderiam continuar evitando a necessidade de processadores dual ou quad-core para garantir o desempenho do sistema.
Embora não seja confirmado pela Microsoft, os indícios indicam que o Windows Phone 8 seria exposto à luz no quarto trimestre do ano. Além disso, seria mais do que provável que fosse revelado em outubro, coincidindo com a celebração do Nokia World 2012, que este ano retornará à Finlândia após vários anos sendo realizado em Londres. A ideia seria combinar o lançamento da plataforma móvel de terceira geração de Redmond com o início da comercialização do Windows 8, a edição dedicada acomputadores e tablets, que tem data exata para outubro próximo.