Notícias surpreendentes afetando a próxima versão do sistema operacional móvel da Microsoft. De acordo com o blogueiro russo Eldar Murtazin, uma das fontes mais confiáveis quando o assunto é rumores sobre a Nokia, o Windows Phone 9 passará por uma profunda reformulação de sua interface que o levará a dispensar seu famoso sistema de tiles, ou Live Tiles, no informações de todos os tipos são exibidas e os aplicativos são organizados na tela inicial.
Mas ainda mais impressionante é que não o fará em prol de uma interface unificada com o sucessor do Windows 8 para computadores e tablets, como se pensava, mas sim adotando um aspecto mais semelhante ao Android atual do que ao do iOS, o Sistema operacional móvel da Apple. Em qualquer caso, sempre que o usuário desejar, ele poderá reativar os Live Tiles na nova versão. A sua chegada está prevista para o segundo semestre de 2014, tendo-se antecipado os planos iniciais de distribuição já em 2015.
Dentre as previsões anteriores de Eldar Murtazin, destaca -se aquela que falava da compra da Nokia pela Microsoft (que acabou sendo produzida), e também afirma que o Windows RT, a versão específica do Windows para tablets e conversíveis que tantas avarias de O head deu à Microsoft, ele deixará de existir em seu formato atual, e o próprio Windows Phone 9 assumirá seu lugar. Assim, seguiria o caminho da Apple, que oferece um sistema operacional para computadores (OS X versus Windows) e outro conjunto para smartphones e tablets (iOS versusWindows Phone). Tal informação, segundo o próprio Murtazin, não é mera especulação, mas uma verificação direta, como ele enfatizou por meio da rede social Twitter.
Da mesma forma, Murtazin também confirma que o Windows Phone passaria a ser gratuito para fabricantes de celulares e tablets, o que, como já é o caso do Android, não teria que pagar nenhuma taxa para instalar este sistema e, assim, reduzir o preço do comercialização final, para capturar mais market share. Todas essas mudanças seriam comunicadas nos próximos meses a algumas das marcas que atualmente trabalham com a Microsoft, com Samsung, Dell e HP no comando.
Vale lembrar que, de acordo com os dados mais recentes da consultoria Kantar World Panel, o Windows Phone já é o segundo sistema operacional móvel mais utilizado na Espanha, empatando com o iOS com 10 por cento de market share graças à atração do Nokia Lumia plus recentes, que têm no acessível modelo Nokia Lumia 520 o seu maior expoente atual estar presente em um de cada quatro terminais com Windows Phone instalado. O próximo seria o Nokia Lumia 920 (com 12,9 por centodo total) e, se olharmos para o smartphone mais popular nesta plataforma que não pertence à empresa finlandesa, teríamos que descer para a sexta posição para encontrar o HTC 8X.
Outras notícias sobre… Nokia, Windows
