Índice:
- Desligue o celular, insira o cartão e ligue-o novamente
- Formate o cartão em um computador
- Ou através de outro celular Android
- Use ferramentas de baixo nível para formatar completamente o cartão
- CHKDSK, o comando que resolve tudo
- DISKPART se CHKDSK não funcionar
- Restaure o celular completamente
Embora possa parecer um problema raro, a verdade é que não são exatamente os usuários que relatam que seus telefones Xiaomi não detectam o cartão SD ou não o reconhecem. A origem do problema pode variar dependendo do caso, embora geralmente esteja relacionado ao cartão e não tanto ao telefone. Por este motivo, é necessário seguir uma série de verificações para descartar que os problemas sejam derivados do dispositivo.
Os métodos que veremos a seguir são compatíveis com qualquer celular Xiaomi e qualquer versão do MIUI. Xiaomi Mi A1, A2, A3, A2 Lite, Redmi Note 4, Redmi Note 5, Redmi Note 6 Pro, Redmi Note 7, Redmi Note 8, Redmi Note 8 Pro, Mi 8, Mi 9, Mi 9T, Mi 9T Pro, Redmi 5, Redmi 6, Redmi 7, Pocophone F1…
Desligue o celular, insira o cartão e ligue-o novamente
Se tivermos inserido o cartão micro SD quando o celular estiver totalmente operacional, é provável que o MIUI não tenha detectado o módulo corretamente. Uma solução simples, mas ao mesmo tempo eficaz, consiste em desligar o telemóvel e reinserir o cartão na cabina correspondente.
Com a bandeja removível inserida no dispositivo, vamos pressionar o botão liga / desliga até que o telefone ligue. A teoria nos diz que a placa deve ser detectada sem maiores problemas.
Formate o cartão em um computador
Você já usou o cartão em um dispositivo externo, como uma câmera, um adaptador SD ou um tablet com uma versão diferente do Android ou sistema operacional? Neste caso, é muito provável que tenha um formato que o MIUI e, na sua falta, o Xiaomi, não seja capaz de reconhecer. A melhor solução para esse problema é formatar o cartão de um computador.
No Windows, este processo é tão simples como clicar com o botão direito do mouse na unidade que corresponde ao nosso cartão micro SD (E:, F:, G: etc.) e selecionar a opção Formatar. O tipo de formato a ser selecionado será FAT32, e a melhor coisa a fazer para que ele funcione corretamente é desabilitar a opção Quick Format.
Se tivermos um computador com macOS, podemos usar o Utilitário de Disco para seguir esse mesmo processo. Algo deu errado? Lembre-se de levantar a guia Trava no adaptador da placa. Caso contrário, qualquer operação de leitura ou gravação será bloqueada.
Ou através de outro celular Android
Se o MIUI ainda não reconhecer o cartão, é muito provável que o formato FAT32 esteja causando um conflito com ele. A solução é recorrer a outro celular, seja da Xiaomi ou qualquer outra marca com Android, e formatar o cartão através das opções do sistema.
Em telefones Huawei, por exemplo, esse processo é tão simples quanto recorrer à seção Armazenamento do aplicativo Configurações. Dentro disso, clicaremos no cartão de memória e selecionaremos a opção Formatar. Por fim, iremos para a opção Excluir e formatar.
Com o cartão pronto e o telefone desligado, iremos reinseri-lo no terminal Xiaomi seguindo o processo descrito acima.
Use ferramentas de baixo nível para formatar completamente o cartão
Neste ponto, podemos supor que o problema de reconhecimento está no cartão e não no próprio telefone. Para reparar o cartão, podemos usar programas como o HP Format Tool ou Low Level Format Tool para aplicar o que é conhecido como formato de baixo nível.
Depois de instalar um dos dois programas, o processo é muito semelhante ao que descrevemos com o utilitário Windows. No caso da ferramenta de formatação de baixo nível, teremos que clicar na seção Formato de baixo nível e, em seguida, em Formatar estes dispositivos com a opção Executar apagamento rápido desabilitada.
Este processo pode demorar alguns minutos e em nenhum caso podemos retirar o cartão do tabuleiro.
CHKDSK, o comando que resolve tudo
O comando CHKDSK é uma ferramenta executável através da máquina de comando do Windows que nos permite reparar qualquer drive hospedado em nosso computador.
Para invocar este comando, teremos que abrir o CMD, que podemos acessar digitando o mesmo nome na barra de pesquisa do Windows, mas não antes de clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa para executá-lo com privilégios administrativos.
Uma vez lá dentro, escreveremos o seguinte comando:
- chkdsk n : (onde n é a letra da unidade de nosso cartão de memória, que podemos verificar neste computador)
Após aplicar o comando pressionando a tecla Enter, o sistema começará a verificar se há erros no cartão. Para repará-los, inseriremos o seguinte comando:
- chkdsk n : / f (onde n é a letra da unidade externa)
O processo de reparo pode levar vários minutos. Quando terminar, escreveremos o comando exit e ejetaremos o cartão deste computador.
DISKPART se CHKDSK não funcionar
O comando DISKPART é outra das ferramentas que podemos usar para resolver os problemas do cartão micro SD. Acessá-lo é tão simples quanto inserir o comando diskpart dentro do CMD (mas fora do comando CHKDSK). Posteriormente apresentaremos o seguinte comando para conhecer o cadastro do nosso cartão:
- lista de discos
A seguir , será exibida uma lista com todas as unidades conectadas ao computador. Detectar nossa unidade é tão simples quanto observar seu tamanho, que geralmente é expresso em GB.
Por fim, apresentaremos a seguinte string de comando:
- criar partição primária
- selecione a partição n (onde n é o número da unidade que queremos excluir)
- ativo
- formato fs = fat32
Com estes comandos o cartão será formatado em FAT32, agora está totalmente funcional.
Restaure o celular completamente
O cartão funciona em outros celulares e até em outros sistemas operacionais e a Xiaomi ainda não o detecta. O que podemos fazer?
Restaurar completamente o telefone é a única solução viável antes de levá-lo para o serviço. Podemos fazer isso através do aplicativo Configurações em Meu dispositivo / Backup e redefinir / Excluir todos os dados / Todos os arquivos no telefone. Se tivermos uma versão um pouco desatualizada do MIUI, podemos encontrar a opção em Configurações adicionais / Backup e reiniciar / Excluir todos os dados.