Se você olhar a imagem anterior e observar a tendência atual da telefonia, chegará à conclusão de que as telas são cada vez mais os verdadeiros protagonistas da frente. Para fazer isso, tanto a Xiaomi quanto o resto dos fabricantes elaboram estratégias para que os quadros sejam cada vez menores sem elementos que distraiam. No móbile da fotografia, Xiaomi Redmi Note 7, a empresa incluiu um entalhe em forma de gota d'água para abrigar a câmera frontal.
A Samsung desenvolveu o que chama de painel de exibição Infinity-O com um orifício na tela para incluir o sensor para selfies. Agora, o que poderia ser a seguir? Da LetsGoDigital nos informam de duas patentes que a Xiaomi solicitou ao WIPO (World Intellectual Property Office), que mostram um smartphone com uma tela quase infinita. Na primeira patente foi registrado um terminal que parece ser o oposto do que conhecemos hoje: com um entalhe na parte inferior em vez de na parte superior. Nele estaria escondido um sensor duplo para selfies. Logicamente, o objetivo desse investimento seria que o usuário pudesse aproveitar mais a tela, já que à primeira vista o entalhe incomoda muito menos abaixo do que acima.
A segunda patente possui muitas semelhanças com a primeira, embora com uma mudança óbvia na tela que marca todo o design. Neste modelo, também há espaço para um entalhe na parte inferior da tela. No entanto, agora ele não está posicionado no centro, se não em ambos os lados do dispositivo. Ou seja, haveria dois mini entalhes em cada canto inferior que também funcionariam como uma câmera frontal dupla.
É difícil prever se a Xiaomi pretende ou não lançar um novo terminal usando qualquer uma dessas duas patentes. O que parece claro é que as diferentes empresas continuam pensando em novas soluções para que a câmera secundária incomode o menos possível na parte frontal, e que o painel ganhe mais espaço. Em qualquer caso, no futuro ficará abaixo da tela, como está acontecendo agora com o leitor de impressão digital.