A Xiaomi está ciente de que seu próprio mercado está cheio de concorrentes e é difícil para o Xiaomi Mi 4 ou o Xiaomi Mi Note continuar a enfrentar os carros-chefe de fabricantes como Meizu (com o Meizu Pro 5) ou Lenovo (Lenovo Vibe está lançando). S1). A Xiaomi acaba de anunciar um evento para o dia 19 de outubro, e embora no momento não se saiba qual produto será o protagonista desta apresentação, não são exatamente poucos os rumores que falam da chegada do Xiaomi Mi 5. Aparentemente, a Xiaomi poderia apresentar este mês o novo Mi 5, embora tivesse que fazer uma alteração de última hora no processador.
A imagem da apresentação da Xiaomi no dia 19 de outubro é oficial e foi publicada na rede social asiática Weibo.com, embora a única coisa que se possa ver é um fundo preto acompanhado de uma data: 19 de outubro de 2015. Levando em consideração que há muitos meses falamos sobre rumores sobre o Xiaomi Mi 5, tudo nos faz pensar que esta apresentação servirá para apresentar o novo carro-chefe da Xiaomi ao mercado. Claro, se esse é o objetivo desta apresentação, podemos esquecer de ver o processador Snapdragon 820 incorporado no novo Xiaomi Mi 5.
Acontece que, este ano, a Xiaomi encontrou um problema na fabricação de seu carro-chefe: por mais que o Mi 5 esteja pronto para entrar no mercado, o processador Qualcomm Snapdragon 820 que foi planejado para incorporar este celular não estará pronto até praticamente os últimos dias do ano, o que impede a Xiaomi de lançar seu celular antes dessa data. Mas, como eles apontam no PhoneArena.com, a Xiaomi poderia finalmente usar um processador diferente no Xiaomi Mi 5, deixando o Snapdragon 820 por uma versão alternativa do Mi 5 que chegaria ao mercado no próximo ano de 2016e, em resumo, possibilitando o lançamento deste carro-chefe antes que a concorrência da Xiaomi destrua o mercado de alta tecnologia.
E qual seria então a solução da Xiaomi para esse problema? Em princípio, tudo indica que o novo Mi 5 vai incorporar um processador MediaTek MT6797 Helio X20, um processador de dez núcleos que, curiosamente, também poderia ser incorporado ao próximo carro-chefe da Meizu. Este processador é composto de quatro núcleos Cortex-A53 rodando a uma velocidade de clock de 1,4 GHz, quatro núcleos Cortex-A57 rodando a 2 GHz e dois núcleos Cortex-A72 rodando a 2,5 GHz, todos acompanhados por um processador gráfico Mali-T880. MP4.
Em relação às características do celular, no momento há rumores de que o Xiaomi Mi 5 incorporará uma tela de 5,2-5,3 polegadas com resolução Full HD de 1.920 x 1.080 pixels ( algumas fontes também falam de uma resolução superior, tipo Quad HD), 4 gigabytes de RAM, câmara principal de 16 megapixels e leitor de impressão digital, tudo contido em um invólucro de metal. Em relação ao preço inicial, entre 250 e 300 euros é a faixa em que estaríamos a mover-se no lançamento do Mi 5.
