Horas depois de Oppo dar a entender em um vídeo que prepara um terminal com uma câmera frontal sob a tela, a Xiaomi fez o mesmo nas redes sociais. O presidente da Xiaomi, Lin Bin, publicou um vídeo em sua conta oficial do Weibo (que mais tarde foi republicada no Twitter) do Xiaomi Mi 9 com um sensor frontal completamente escondido sob a tela do telefone. Isso significa que a nova versão do terminal não precisará de entalhe, orifício ou câmera retrátil em seu painel OLED.
Não está totalmente claro como a nova tecnologia da Xiaomi funcionará. Algumas fontes apontam que a Xiaomi registrou patente em novembro de 2018 em que é especificada a utilização de uma câmera frontal dupla localizada sob a tela do aparelho. Especificamente, conforme detalhado na nova patente, para que essa nova tecnologia se tornasse realidade, seriam utilizadas duas câmeras especiais, uma delas do tipo fotossensível, que por sua vez, transmitiria a informação captada a um segundo sensor que seria responsável por realizar a captura.
Desta forma, seria obtido um terminal all-screen, sem entalhes e sem qualquer tipo de sistema retrátil. Isso poderia aproveitar ao máximo toda a frente para abrigar o painel, já que tanto as câmeras secundárias quanto o leitor de impressão digital estariam logo abaixo. O que não está claro é quando esse sistema poderia se tornar uma realidade, ou seja, quando ele passaria a ser aplicado em novos dispositivos. É algo que até hoje não sabemos, embora pensemos que não demoraria muito para ver. Em qualquer caso, deve-se ter em mente que como com cada nova tecnologia, é possível que inicialmente os mesmos resultados não sejam obtidos como com as câmeras normais. Normalmente, há alguma perda de qualidade óptica no início.
Nem a Oppo nem a Xiaomi seriam as primeiras empresas a trabalhar neste sistema de câmera frontal sob a tela. A Vivo, principal rival da Oppo e da Xiaomi na China, também pode estar preparando algo semelhante, como foi sugerido no último APEX 2019, em março.