Está sendo um dia interessante em informações sobre sistemas operacionais. Primeiro soubemos que o Symbian dará lugar à Nokia para nomear as plataformas que o finlandês desenvolve para smartphones - e que a partir da próxima atualização se chamará Nokia Belle -, depois soubemos que o Android conseguiu se colocar nas 700.000 ativações diárias - com visualizações chegar a um milhão de novos registros em junho de 2012, aproximadamente, e agora é hora de falar novamente sobre a empresa com sede em Espoo e seu fundo de aplicativos para download.
E dizemos isso porque, por meio do site The Nokia Blog, pudemos aprender sobre um novo marco na Nokia Store - a vitrine virtual para consultar e obter utilitários e jogos para nossos celulares Nokia -: a barreira dos telefones celulares já foi ultrapassada. 100.000 aplicativos. Especificamente, no momento da notificação ecoada no site mencionado acima, a anteriormente conhecida como Ovi Store teria atingido um histórico de 116.583 aplicativos disponíveis.
Com isso, chega-se a uma marca marcante, talvez a mais importante, já que a loja de aplicativos móveis da Nokia iniciou sua trajetória, ainda em maio de 2009, quando foi lançado o serviço de download com o então carro-chefe da empresa, o Nokia N97. Muito aconteceu desde então, apesar de ter passado apenas alguns anos e meio - e hoje o futuro dos aplicativos para download da Nokia passa pela progressão que se liga à Microsoft e ao Marketplace para Windows Phone.
Lembre-se que como parte da aliança entre Espoo e Redmond, o mercado de apps foi um eixo fundamental onde justamente a Nokia apresenta uma importante primazia. A prova está, por exemplo, em aplicativos estrela finlandeses, como Nokia Music ou Nokia Drive, mas não só existe, mas também no fato de que hoje a Nokia Store dobra em opções de download para o Marketplace, e isso para Apesar de esta última já ter começado a beneficiar o caminho percorrido pela primeira nos últimos dois anos e meio.