Yoigo vai lançar 4g na Espanha neste verão
Há anos que esperávamos. Agora que a tecnologia 4G já está difundida em todo o mundo, neste verão podemos finalmente começar a aproveitá-la na Espanha. Yoigo foi a empresa que se atreveu a assumir a liderança. As conexões móveis de alta velocidade chegarão entre 18 de julho e 8 de agosto.
A conexão LTE da Yoigo proporcionará aos usuários velocidades de download móvel de até 75 Mbps. A empresa esclarece que as velocidades médias ficarão entre 20 e 40 Mbps, muito superiores às proporcionadas pela atual tecnologia 3G. No entanto, outros parâmetros podem ser mais importantes do que a velocidade, como ping (período de latência), que fornece uma experiência de usuário de maior qualidade.
A chegada da LTE à Yoigo é acompanhada de um acordo com a Samsung. A fabricante coreana fornecerá boa parte dos terminais com essa tecnologia aos usuários da operadora. O compromisso de Yoigo é que neste verão 50% dos celulares que vende sejam capazes de se conectar a esta rede.
A empresa também prometeu não aumentar as taxas que atualmente aplica às conexões de dados. Na verdade, a capacidade de download será maximizada no futuro sem o aumento do preço. No entanto, Eduardo Taulet, CEO da Yoigo, deixou claro que em nenhum caso será oferecida uma conexão 4G flat rate ilimitada, uma vez que é "inviável".
Mas, por enquanto, apenas alguns usuários poderão apreciá-lo. Neste verão, apenas a Comunidade de Madrid terá este serviço, nas datas já mencionadas. No entanto, o plano de expansão será relativamente rápido. Numa segunda fase, Yoigo garante que o serviço funcionará antes de dezembro deste ano nas províncias de Barcelona, Saragoça, Valência, Alicante, Sevilha, Cádiz e Málaga, bem como em Murcia.
A terceira fase de expansão terminará no verão do próximo ano, quando a conectividade LTE chegará a Tarragona, Castellón, Palma de Mallorca, Granada, Tenerife e Las Palmas. Uma quarta fase, com prazo até dezembro de 2014, abrangerá a Corunha, Pontevedra, Valladolid, Burgos, Cantábria e o País Basco.
As províncias incluídas nas duas primeiras fases de implementação (que terminam em Dezembro deste ano) representam 37% da população espanhola, visto que incluem as maiores cidades do país. Com o final da quarta fase, em dezembro de 2014, 75% da população poderá acessar essa conexão. No entanto, grande parte do território ainda não possui planos de implantação, como pode ser visto no mapa.
Yoigo é hoje a quarta operadora de telefonia móvel na Espanha em número de clientes. Possui 3,72 milhões de linhas, das quais 6% operam na Espanha. A introdução do LTE custará à empresa cerca de 200 milhões de euros e garantem que irá criar mais de 200 empregos diretos e 300 indiretos.