Yoigo é colocado à venda por 600 milhões de euros
A operadora de telecomunicações sueca TeliaSonera, que possui quase 80 por cento da Yoigo, contratou o Deutsche Bank para iniciar o processo de venda da operadora por 600 milhões de euros. O grupo sueco aguarda nas próximas semanas as ofertas de vários potenciais compradores, entre os quais a Zegona, empresa que detém atualmente a Telecable, e a MásMóvil, grupo de telecomunicações que pretende tornar-se o quarto maior operador do nosso país.
Não seria a primeira vez que o sueco tinha intenções de vender Yoigo. Vários anos atrás, a TeliaSonera tentou, embora o processo nunca tenha sido executado. Jazztel também foi uma das candidatas a adquirir a operadora, coisa que também não acabou de forjar. Agora a TeliaSonera está tentando novamente, desta vez com mais sucesso. Para realizar o processo de venda, a empresa escolheu o banco alemão Deutsche Bank, que já esteve envolvido em várias operações em torno de Yoigo. O preço fixo foi de 600 milhões de euros, valor que Zegona ou MásMóvil possivelmente estariam dispostos a pagar, as duas empresas mais interessadas em assumir a operadora de telefonia móvel no momento.
Mas qual deles vai ganhar? Se algum deles vencer no final. No caso da Zegona, temos de dizer a seu favor que o grupo de capital de risco britânico prometeu aos seus investidores, um grupo de grandes empresas como a BlackRock e a Fidelity, investir entre 3.000 e 4.000 milhões de euros em nos próximos anos em ativos de telecomunicações na Europa. Atualmente esta empresa, que está listada em Bolsa, já possui a Telecable em seu poder. A operadora asturiana passou para as mãos desta empresa em agosto do ano passado.
Já a MásMóvil é uma operadora muito menor, embora com a compra da Yoigo pudesse se posicionar no mercado espanhol de forma muito mais significativa. Na verdade, você poderia nos oferecer muito mais serviços e começar a crescer astronomicamente como um negócio em pouco tempo. Por enquanto todos são rumores e conjecturas e não sabemos o que vai acontecer finalmente. Como dizemos, qualquer interessado terá de pagar cerca de 600 milhões de euros se quiser ter Yoigo nas suas mãos.
Pelos últimos dados que temos em termos de números, a Yoigo faturou dois milhões de euros em 2015. A operadora registou vendas de 854 milhões de euros, mais 5,2% do que no ano anterior. Em 2014, suas vendas diminuíram 24,1%. Em termos de operações, a Yoigo encerrou o ano passado com 3,34 milhões de clientes, ou seja, 3,6% menos que no final do ano anterior. A empresa indicou que no último trimestre do ano o número de linhas diminuiu 54 mil, devido à perda de utilizadores pré-pagos, que não foi compensada pelo ganho de 14 mil clientes pós-pagos. Estamos cientes de tudo o que acontece para informá-lo prontamente.