Já faz algum tempo que se fala do YotaPhone, um smartphone Android que se destaca por ter duas telas (uma em cada parte traseira), e que finalmente está disponível para compra no site oficial da Yota Devices pelo preço de 499 euros. Depois de sua já distante apresentação no passado Mobile World Congress em fevereiro passado, cinco são os sortudos países que não terão que esperar mais, incluindo os nossos: Espanha, França, Alemanha, Áustria e Rússia.Ao longo do primeiro trimestre de 2014, a previsão é que chegue a outros 15 países, e se você quiser comprá-lo em lojas físicas, no momento só é possível fazê-lo na Rússia e na Alemanha.
Disponível em preto ou branco, é o primeiro terminal a incorporar uma tela de tinta eletrônica, semelhante à dos leitores de livros eletrônicos (eBooks). Essa segunda tela fica sempre ligada, pois esse tipo de tecnologia quase não consome energia e por isso é útil consultar o celular sem ter que ligar a tela principal (além de servir para uma leitura mais confortável dos textos, claro, por não ser retroiluminado) Desta forma, e segundo dados do fabricante, sua autonomia é entre sete e dez vezes maior do que a de outros smartphones do mercado.
Além disso, a tela de tinta eletrônica, com resolução de 360 x 460 pixels, é utilizada para enviar uma série de mensagens curiosas ao realizar determinadas ações. Por exemplo, se vamos tirar uma foto, quem estiver à nossa frente verá uma mensagem pedindo para sorrir, ou quando o alarme disparar, as fontes de notícias que configuramos em seu leitor de RSS serão carregadas automaticamente, assim como informações meteorológicas e hora. Da mesma forma, serão exibidos alertas quando não estivermos usando o telefone, e ainda é possível visualizar fotos com apenas um slide de dois dedos a partir da interface tradicional. Deve-se notar, é claro, que esta segunda tela só tem recursos de toque em sua parte inferior, visto que se destina principalmente à leitura.
A tela principal, de 4,3 polegadas e 720 x 1.280 pontos de resolução, também apresenta um vidro Corning Gorilla tipo 3, e opta pelo controle por meio de gestos ao invés do tradicional sistema de botões Android. No interior, encontramos um processador Krait dual-core de 1,7 GHz, 2 gigabytes de RAM e 32 gigabytes de armazenamento interno, e o telefone é compatível com redes HSPA e LTE. A câmera traseira tem 13 megapixels e a frontal fica em 1 megapixel, enquanto a bateria montada tem 1800 mAhcapacidade. Para finalizar com a lista de características técnicas, suas dimensões são 133,6 x 67 x 10 mm e seu peso chega a 146 gramas. Quanto à versão Android pré-instalada, é o Jelly Bean 4.2.2.
Em suma, alguns recursos não exatamente líderes para o preço exigido, o que claramente tem impacto na novidade da tela dupla.