A primeira coisa que se pode pensar ao olhar para as fotos que o TENAA (órgão oficial asiático) publicou para a certificação de um novo celular ZTE é que estamos diante de um terminal aparentemente construído em uma caixa de metal. E é verdade, mas se olharmos mais detalhadamente, o que apreciaremos é que a ZTE acaba de certificar um smartphone que não incorpora nenhuma câmera principal (e, aparentemente, nenhuma câmera frontal). Este celular foi certificado com o nome de ZTE S3003 e, claro, a polêmica é servida.
Como podemos ver pelas fotos da certificação asiática ecoadas pelo site Mobipicker.com, a ZTE desenvolveu um smartphone que dispensa completamente câmeras. E parece que não estamos falando de um protótipo, mas de um terminal que, tendo sido certificado no dia 16 de setembro, poderá ver a luz no mercado em breve. Na verdade, a certificação também revela suas medidas, e confirma que o ZTE S3003 vem com dimensões de 142,2 í- 70,6 í- 7,4 mm e uma carcaça de metal com um peso muito conteúdo de 117 gramas (Graças à eliminação das duas câmeras?).
Podemos até falar sobre especificações técnicas. Conforme divulgado na certificação, o ZTE S3003 incorpora uma tela de cinco polegadas com 1280 x 720 pixels (resultando em uma densidade de pixels de 294 ppi) e alimenta um processador de quatro núcleos que atinge uma velocidade de clock 1,5 GHz. Como indicado a partir GizBot.com, podemos supor que é um processador Snapdragon 615 da Qualcomm que ser acompanhado por um processador gráfico Adreno 405. A capacidade da memória RAM é de 1 GigaByte, enquanto o espaço de armazenamento interno chega a 8 GigaBytes (não sabemos se é expansível). Em adição, ele também suporta conectividade 4G LTE para Internet ultra-rápida.
A partir daqui, podemos fazer todo tipo de especulação sobre o motivo que levou a ZTE a desenvolver um smartphone sem câmeras. O mais óbvio é pensar em uma redução de custos visando permitir que esse terminal venha com um preço inicial acessível para todos os orçamentos, mas… um celular com essas características teria realmente espaço no mercado? Mesmo eliminando a câmera, não podemos esquecer que estamos falando de um celular que incorpora uma tela HD, um case de metal, um processador Qualcomm e 8 GigaBytes de memória interna, então dificilmente há espaço para reduzir o preço de venda abaixo os 50 dólares.