Se há poucos dias se sabia que ao longo deste ano de 2014 diversos fabricantes de telemóveis vão lançar os primeiros smartphones com processadores de oito núcleos, agora podemos adicionar a empresa chinesa ZTE a esta lista de fabricantes. Acontece que a ZTE anunciou que está atualmente desenvolvendo seu próprio processador de oito núcleos principalmente para telefonia móvel. Aparentemente este processador já está bem avançado em termos de desenvolvimento, pois a ZTE tem em mente aproveitar o próximo MWC (Mobile World Congress) para apresentar sua última produção à sociedade. Vamos lembrar que o Mobile World Congressé um evento de tecnologia que acontece este ano em Barcelona entre os dias 24 e 27 de fevereiro.
O que as empresas estão tentando alcançar com os processadores de oito núcleos é executar todos os oito núcleos de processador ao mesmo tempo. Até o momento, esse desafio ainda não foi superado, e o máximo que pode ser encontrado nessa tecnologia são processadores de oito núcleos com quatro núcleos trabalhando ao mesmo tempo.
Além da ZTE, as empresas que atualmente desenvolvem processadores de oito núcleos para telefones celulares são LG, Huawei e provavelmente HTC. Na verdade, a Huawei já apresentou seu primeiro smartphone com processador de oito núcleos sob o nome de Huawei Honor 3X. O referido terminal inclui um display de 5,5 polegadas com resolução de 720 x 1280 pixels, mais dois gigabytes de memória RAM e uma câmera de 13 megapixels. O telefone pode atualmente ser reservado na China por cerca de 200 euros, que é um preço muito interessante visto as especificações do terminal.
A LG, por sua vez, provavelmente lançará um telefone com processador de oito núcleos neste ano. A princípio, espera-se que o escolhido para essa novidade seja o LG G3, já que é o celular de última geração que a empresa poderá lançar ao longo deste ano de 2014. Além disso, alguns rumores também sugerem que a HTC poderia também ouse com esses processadores, lançando um HTC One octa-core Edition.
E o que significa que as empresas estão se concentrando no desenvolvimento de processadores de oito núcleos? Nem mais nem menos é um novo avanço na tecnologia de processadores que, em suma, aumentaria o desempenho dos smartphones. Por enquanto é uma tecnologia que ainda é muito pouco trabalhada, por isso teremos que esperar pelo menos até o próximo ano de 2015 para começar a ver telefones com um bom processador integrado de oito núcleos.
Por enquanto, os principais problemas a que esses processadores estão expostos são superaquecimento e consumo excessivo de bateria. É por isso que muitas vozes críticas apontam que atualmente os usuários têm mais do que suficiente com os processadores Qualcomm (processadores quad-core), embora obviamente a telefonia móvel seja uma tecnologia em constante evolução e grandes empresas estão sempre em busca de novidades em seus produtos.