A ZTE já nos surpreendeu com o lançamento do ZTE Nubia Z9, um smartphone que se destacou por incorporar telas laterais curvas com funções bastante peculiares. Desta vez, uma certificação - que, aliás, foi retirada poucas horas depois de sua publicação - revelou que a ZTE está trabalhando no que se tornará o smartphone mais fino de sua história. Então, agora, sabemos que este responde móveis para a numeração dos NX513J, e menciona a certificação de que a sua espessura será estabelecida em seis milímetros.
Este novo ZTE NX513J (por enquanto não transcendeu seu nome comercial) passará a fazer parte da faixa médio-alto do catálogo ZTE e, como revelado pelas imagens publicadas pela certificação ecoadas pelo site TechGadgetsz.com, estamos diante de um celular que virá com um design muito semelhante ao do ZTE Nubia Z9. Claro, essas semelhanças de design só se refletirão no aspecto do móvel, já que em termos de medidas estaríamos diante de um terminal com dimensões de 147,8 x 72,1 x 6 milímetros, um número com significante diferenças -especialmente em largura e espessura- em relação ao 147,4 x 68,3 x 8,9 mm do Nubia Z9.
ATUALIZAÇÃO: conforme relatado pelo AndroidHeadlines.com, o smartphone mencionado nesta certificação acaba de ser apresentado oficialmente. Seu nome final é ZTE MyPrague (é a versão orientada, por enquanto, para a República Tcheca), a espessura final que incorpora a caixa é de 5,5 mm (pesando 140 gramas).
As especificações técnicas para a certificação mencionaram que este misterioso smartphone ZTE passa por uma tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels), uma câmera principal de oito megapixels e uma câmera frontal de três megapixels. Embora nenhum dado relacionado ao desempenho seja mencionado, presumimos que a ZTE terá usado componentes que não estarão particularmente longe das características do Nubia Z9, que inclui um processador Snapdragon 810, 3/4 GigaBytes de RAM, 32/64 GigaBytes de armazenamento interno e o Android versão 5.0.2 Lollipop do sistema operacional Android.
Em qualquer caso, temos que falar com relativa cautela sobre este smartphone. Conforme observado em AndroidHeadlines.com, a certificação do ZTE NX513J foi retirada minutos após sua publicação. Isso pode significar duas coisas: que a ZTE não quer que detalhes desse celular sejam divulgados tão cedo ou que, por outro lado, estamos diante de um terminal cujo desenvolvimento teria sido cancelado. Oficialmente, no momento, esse smartphone não existe.
No caso de se tratar de um celular que já terminou sua fase de desenvolvimento, esperamos que a ZTE o apresente nos próximos meses. Mas atenção: é bastante improvável que este terminal chegue ao mercado europeu, sendo muito provável que a sua disponibilidade seja reservada exclusivamente para o mercado asiático. Como aconteceu com o lançamento do ZTE Nubia Z9, em suma.