Na contagem regressiva completa para MWC 2016, os fabricantes continuam a anunciar seus resultados do ano passado, e agora é a vez da ZTE tornar seus números públicos: a China conseguiu vender mais de 100 milhões de dispositivos em 2015. Isso foi revelado o próprio fabricante asiático por meio de um comunicado de imprensa no qual relatou em detalhes seus dados de vendas durante o ano passado.
Junto com a apresentação desses resultados, a empresa chinesa também anunciou um crescimento de 43% nos lucros e 23% no faturamento total. No entanto, conforme explica a ZTE, o aumento das vendas não se concentra apenas no mundo da mobilidade, mas também ultrapassou os seus números em todos os setores em que atua, o que marcou um marco na sua história ao aderir mais de 100 milhões de dispositivos tecnológicos vendidos durante o ano passado.
No entanto, os smartphones têm um grande peso nos negócios da empresa, já que desses 100 milhões de aparelhos vendidos, a China confirmou que 56 milhões correspondem apenas à venda de terminais móveis. Assim, com este número de celulares vendidos, a ZTE cresceu 16% em relação a 2014, ocupando o sexto lugar entre os vendedores de smartphones em 2015 e o quinto se falamos de celulares LTE em todo o mundo, como confirmar os dados mais recentes da consultoria CounterPoint.
A ZTE também revelou que este crescimento se deve à expansão da marca em mercados-chave como Europa Ocidental, Japão e Oceania. Outro dos mercados onde a ZTE alcançou grande crescimento em 2015 foi nos Estados Unidos, onde ficou em quarto lugar na venda de telefones celulares e em segundo lugar no mercado de vendas de pré-pago. Para este novo ano, a empresa espera chegar ao terceiro lugar na venda de celulares.
No que diz respeito ao mercado europeu, o fabricante revelou que durante 2015 as vendas de aparelhos ZTE subiram 400%, graças a uma estratégia que vai continuar este ano com o lançamento de novos equipamentos de gama média e alta. No caso da Espanha, o crescimento do fabricante tem se fortalecido graças à boa aceitação dos terminais da família Blade, como o Blade L3, o Blade S6 ou o Blade V6. A marca anunciou também uma nova estratégia que irá aplicar em Espanha, com a qual irá expandir a sua presença no mercado com vários eventos e campanhas.
Para este 2016, a ZTE buscará fortalecer sua imagem de marca, por isso buscará se firmar no mercado de alto padrão com a distribuição de seus carros-chefe da família AXON, terminais de grande potência e qualidade. E é que recordamos que em meados de fevereiro a empresa colocará à disposição do mercado espanhol o ZTE Axon mini, que aqui analisamos em detalhe.
Assim, os resultados da ZTE deixam clara a tendência de crescimento sustentado que os fabricantes chineses têm no mundo da tecnologia móvel, onde vão conquistando uma quota de mercado cada vez maior graças às suas propostas que combinam terminais móveis com características competitivas e design cuidado, a preços mais baratos em relação às propostas das marcas líderes de mercado.