Como saber com quem seus contatos do WhatsApp estão falando
Índice:
- Uma falha de segurança que expõe os usuários
- É fácil adivinhar com quem você está falando no WhatsApp
Tenha muito cuidado com o que você faz e fala pelo WhatsApp. Porque qualquer um pode descobrir com quem você está falando. Acabou de ser descoberta uma nova vulnerabilidade que afeta o serviço de mensagens e pode expor até mesmo seus padrões de sono. Os espiões podem saber exatamente a que horas você vai dormir e a que horas você acorda.
Tenha cuidado, porque um dos maiores perigos dessa vulnerabilidade tem a ver com como pode ser fácil para qualquer um descobrir esses dados . Bastaria ter um pouco de formação técnica e um computador à mão.
Mas o que exatamente está acontecendo? Conforme explicado pelo The Next Web, parece que o problema está nas informações sobre a última vez que um contato se conectou ou visualizou o WhatsApp Os espiões podem monitorar sua atividade em o serviço de mensagens.
Uma falha de segurança que expõe os usuários
Não há nada que você possa fazer para impedir que qualquer pessoa tecnicamente experiente monitore sua atividade no WhatsApp E isso é realmente preocupante. Mas porque? Antes de mais, importa recordar que o serviço de mensagens tem uma funcionalidade que permite aos utilizadores deixar de mostrar a última hora de ligação a outros contactos. Existe também a possibilidade de deixar de marcar as mensagens como lidas (com o visto duplo azul).
No entanto, você não pode se esconder quando está online Assim, quando você usa o WhatsApp ativamente, o restante dos usuários sempre verá que você estão online. Este é o recurso que pode ajudar os bandidos a observar a maneira como você se conecta.
A prova disso vem de Rob Heaton, que é o engenheiro que tem se dedicado a fazer testes e cruzar dados para fazer essas deduções. Este especialista queria demonstrar como é possível usar dados de conexão para criar um padrão e usá-lo para fins maliciosos.
Para conseguir isso, Heaton criou uma extensão do Chrome dedicada a observar e registrar a atividade online dos contatos do WhatsApp. Esses dados foram usados para saber quando uma pessoa vai dormir e quando se levanta.
O assunto se torna ainda mais preocupante quando os padrões de atividade de contato se cruzamO que esse profissional fez foi analisar como os usuários estão se conectando e analisar os matchs dos contatos quando estão online. Desta forma, relações bastante evidentes podem ser estabelecidas entre pessoas diferentes.
É fácil adivinhar com quem você está falando no WhatsApp
Heaton compartilhou via The Next Web uma série de gráficos desenhados à mão, mostrando claramente como esses padrões e interações podem parecer .
No entanto, o especialista aponta um problema que pode ser ainda mais grave. E é o fato de que esses dados podem ser coletados e vendidos em larga escala para empresas terceirizadas, para fins puramente publicitários.
Aponta, por exemplo, para a possibilidade de que aqueles usuários que, devido à sua atividade no WhatsApp, possam deduzir que têm problemas de sono , são os principais candidatos para informações sobre soníferos.
Mas cuidado, não estaríamos diante de um novo problema. Os desenvolvedores de sistemas de mensagens estão cientes disso há muito tempo. E, de fato, alguns fizeram investigações semelhantes com Facebook para obter mais suco da plataforma em termos de publicidade
