O Instagram irá notificá-lo quando eles fizerem capturas de tela de suas histórias do Instagram
Tenha muito cuidado ao perseguir ou assediar nas redes sociais, especificamente no Instagram. E é que isso do Instagram Stories ou Instagram Stories não é mais tão efêmero e simples como foi originalmente proposto. Embora já soubéssemos alguns truques para baixar as fotos e vídeos que os usuários compartilhavam dessa forma sem que eles percebessem, agora as coisas vão ficar mais difíceis. O Instagram notificará esses usuários se forem tiradas capturas de tela de seu conteúdo “efêmero”
WABetaInfo descobriu, uma conta que costuma revelar novas funções e funcionalidades que estão prestes a chegar no WhatsApp. No entanto, desta vez eles decidiram dar origem a esta descoberta. No momento é um experimento que está sendo feito em algumas regiões bem específicas, mas já pode antecipar o que está por vir: um pomo que avisa quem costuma apanhar do que publicamos nessas histórias do Instagram.
Até agora, o Instagram começou a lançar esses anúncios apenas em sua seção de mensagens privadas: Instagram Direct. Aqui, se você fizer uma captura de tela de uma foto enviada em particular, um pequeno aviso aparecerá no chat revelando quem a tirou. Claro que não impede que o faça e que quem tirar a screenshot salve a prova gráfica, mas pelo menos informa que a ação foi realizada, caso você queira tomar certas precauções com essa pessoa.
De acordo com relatórios do WABetaInfo, a notificação não é acionada na primeira vez que uma captura é feita. Como advertência, uma mensagem alerta o “capturador” que, na próxima vez que fizer uma captura, a outra pessoa será alertada sobre tal prática. Ou seja, espera-se que, quando o Instagram lançar essa função, permita uma captura de aviso antes de começar a notificar que um conteúdo que deveria ser efêmero está sendo capturado. Depois, cada captura terá sua notificação, e não haverá como voltar atrás.
Claro que a medida não vai dissuadir quem quiser guardar provas dos momentos que os restantes publicam nas suas Instagram Stories. A opção de baixar tal conteúdo ou capturar com aplicativos de terceiros pode ser a chave para evitar o acionamento desta dica
Mesmo assim, não podemos esquecer que, por enquanto, é uma experiência do Instagram que tem que ser testada e, claro, aplicada. Também pode variar se for implantado. Por enquanto só podemos esperar.
