Como impedir que o Facebook colete suas mensagens e informações de chamada
Índice:
- Como negar permissões ao Facebook Messenger
- Você também pode excluir e instalar o aplicativo novamente
- As explicações do Facebook
- Como baixar suas informações do Facebook
Na semana passada, estourou o escândalo da Cambridge Analytica e do Facebook. Hoje soubemos que, durante todo esse tempo, a rede social de Mark Zuckerberg tem coletando nossas mensagens e informações de chamadas,sem que a maioria de nós esteja muito ciente disso.
Uma boa maneira de descobrir quais informações o Facebook armazenou sobre nós é baixando uma cópia delas. É, caso você não saiba, um gesto que você pode realizar facilmente como usuário.A fórmula que alguns usuários usaram depois de descobrir a Cambridge Analytica para descobrir que dados pessoais o Facebook poderia ter deixado escapar
A surpresa foi grande, pois alguns dos dados do documento eram ligações e mensagens feitas pelo telefone. Parece que os aplicativos Facebook Messenger e Messenger Lite (uma versão mais leve que serve exatamente para o mesmo propósito) estão armazenando essas informações desde outubro do ano passado
Como negar permissões ao Facebook Messenger
A maneira mais rápida de garantir que o Facebook Messenger não acesse informações sobre suas mensagens ou seus contatos é acessar Configurações > Aplicativos > Messenger Acesse a seção Permissões e verifique se não há permissões autorizadas. Nossa recomendação é que você desative todas as opções, mas certifique-se especificamente de que as permissões vinculadas a SMS e Telefone estejam desativadas.
Você também pode excluir e instalar o aplicativo novamente
1. Outra opção é desinstalar o Facebook Messenger do zero. Para começar, pressione e segure o ícone do Facebook Messenger. Escolha a opção Desinstalar.
Se você costuma usar o Facebook Messenger, não terá escolha a não ser reinstalar o aplicativo Mas a verdade é que se você não Para enviar mensagens através desta ferramenta, o mais sensato a fazer é ficar sem ela. Por um lado, você economizará possíveis rastreamentos e, por outro, ganhará espaço.
3. Para instalá-lo novamente você terá que acessar o Messenger para Android, que é o link direto para o download através da Play Store.
4. Ao iniciar o aplicativo novamente, não se esqueça de rejeitar a solicitação de acesso ao registro de chamadas e registro de mensagens. Em princípio, o Facebook não armazenará seus dados e você não terá grandes problemas.
As explicações do Facebook
A empresa garante ainda que a recolha destes dados só foi feita com o consentimento prévio do utilizador. Com efeito, num dos ecrãs de configuração destas aplicações foi solicitado o acesso à lista de contactos do telefone para melhorar a experiência e explicou que a aplicação iria também obter acesso à metadados de chamadas feitas e mensagens enviadas.
A tela, em todo caso, dava apenas três opções ao usuário: aceitar as condições, ler mais informações sobre elas ou escolher "agora não", uma opção que repetia o mesmo aviso depois de um tempo.
“Lançamos esse recurso para usuários do Android há alguns anos. Importadores de contatos são bastante comuns entre aplicativos e serviços sociais como uma forma de encontrar mais facilmente as pessoas com as quais você deseja se conectar.Isso foi introduzido pela primeira vez no Messenger em 2015 e depois oferecido como uma opção no Facebook Lite, uma versão leve do Facebook para Android”, diz a empresa.
Como baixar suas informações do Facebook
Esta é uma opção que você tem disponível na seção Configurações gerais da conta > Baixe uma cópia de suas informações Está na parte inferior e é um gerenciamento que você pode fazer tanto pelo celular, pelo aplicativo do Facebook, quanto pelo desktop.
Você terá que digitar sua senha e depois clicar no botão Criar meu arquivo. Quando o arquivo estiver pronto, você receberá uma mensagem de e-mail e poderá baixá-lo para fazer as verificações pertinentes.
